É óbvio que precisamos de açúcar, nomeadamente de glicose, porque é esse o nosso combustível. É a nossa lenha celular. Mas não é disso que estamos a falar quando dizemos a palavra açúcar.
Os açúcares de que precisamos estão presentes nos cereais, no leite e derivados, nas frutas.
Aos mais pequeninos costumo dizer que o açúcar é um bocadinho venenoso, diz a Dra. Júlia Galhardo. Aos pais explico que o açúcar adicionado causa os mesmos problemas metabólicos que o álcool. Lembro que o álcool vem, precisamente, do açúcar. Do açúcar dos tubérculos, do açúcar das frutas. E que a consequência é exatamente a mesma: o chamado "fígado gordo". A curto prazo traduz-se em alterações nas análises. Mais tarde traduz-se em tudo aquilo que contribui para o síndrome metabólico: diabetes tipo 2, hipertensão arterial, alteração do colesterol no sangue, aumento do ácido úrico. E, a longo prazo, tudo isto se traduz em alterações cardiovasculares. Enfarte precoce do miocárdio, acidente vascular cerebral... São doenças que os pais associam aos pais deles.
![]() |
Júlia Galhardo, pediatra |
As crianças já não sabem o que é água. No almoço e no jantar, bebem refrigerantes. Não acredito que seja falta de informação. Toda as pessoas sabem que bolachas com chocolate, leite achocolatado, gomas, bolos, estas coisas, fazem mal. É mais fácil ir no carro comendo bolachas e outras coisas, a caminho da escola.