sábado, 2 de abril de 2016

Uma ideia que pode ajudar a economizar água

Todos querem economizar, principalmente água. Decidi aproveitar a água do lavatório para usar na descarga do vaso sanitário. Uma modificação muito simples e fácil de fazer. A foto abaixo é uma ilustração feita com imagens obtidas na internet para dar uma ideia do procedimento e do tipo de peças que vão precisar. Para quem não tem tempo, basta chamar um encanador.


Caso tenha tempo e vontade de brincar um pouco (isso é divertido, principalmente se você derramar cola nos dedos) aí vai o procedimento, passo a passo:

Recomendação: use uma roupa velha, se derramar cola na roupa, não sai.

Como fazer:

Primeiro certifique-se que a altura da saída do lavatório está acima da entrada de água da caixa de descarga. Caso sua caixa de descarga seja daquelas antigas, substitua por uma do tipo da foto abaixo. Acredite, vale a pena investir na caixa nova. A sua próxima conta de água vai confirmar.

A saída do lavatório tem uma extremidade com rosca (válvula, foto abaixo), de 1”1/4 (bitola, uma polegada e um quarto). Retire a conexão (se necessário, use um alicate apropriado [vale a pena comprar o alicate]), mas não mexa na porca superior (ela fica bem em cima, fixando a “válvula” no lavatório).

Válvula de metal para lavatório (muitas são de plástico):


Alicates de encanador (recomendo o primeiro):


O “Tee” da foto é apenas ilustrativo. O ideal é um com rosca para conexão direta com a válvula. Caso não consiga, adquira um adaptador (nas lojas de material de construção tem funcionários especializados que poderão orientá-lo na compra).

O Tee deve ser conectado como na foto. A saída inferior para a caixa de descarga e a lateral para o ralo (quando a caixa estiver cheia a água escorrerá para o ralo).

O “joelho ou curva” deve ser conectado diretamente no Tee (com um nípel [foto abaixo] se tiver rosca, ou um pedaço pequeno de cano [você vai precisar de uma “serrinha” para cortar o cano]).

Nípel:


“Serrinha” (por se tratar de um serviço pequeno, recomendo o primeiro modelo, mais econômico:



O joelho deve ser do tipo adaptador: com rosca apenas em uma extremidade (se o Tee for com rosca). Ideal que seja, também, redutor. Caso não consiga, coloque um redutor entre o joelho e o cano. Daqui até o próximo Tee, tudo sem rosca. A bitola do redutor deve ser de 1”1/4, padrão da saída de lavatórios (alguns são de 1” apenas) para ½”.

(Em algum tempo as autoridades brasileiras mudaram do padrão internacional para medidas locais [como fizeram com componentes elétricos]; atualmente as medidas são em milímetros. Converse com o atendente da loja sobre isso. A entrada da caixa de descarga usa 20mm).

O cano (ou tubo) deve ser de 20mm, marrom, sem rosca.

O segundo Tee deve ser do tipo mostrado na foto:

De 20mm. A parte central, com rosca, deve ser conectada na conexão retirada da caixa de descarga (foto abaixo). Importante: a saída de água da tubulação “tem que estar acima do Tee” para que a água do lavatório não entre no encanamento. Eu usei um registro (foto abaixo), por segurança. Recomendo.

Conexão padrão, de plástico, 20mm:



Se sua instalação for deste tipo (foto abaixo), deve ser alterado. Não é necessário “mexer” no azulejo: coloque um joelho, com nípel, e coloque a saída acima da caixa. Mesmo usando um registro, a saída da tubulação NUNCA deve ficar num nível inferior ao da água “suja”.

Conexão inadequada


Recomendo o registro acima, econômico (de plástico). Porém, se sua instalação for “soft”, peça ao encanador para comprar um registro metálico adequado (neste caso é melhor chamar um encanador ou pedreiro).



Se necessário, use duas conexões flexíveis (do registro ao Tee e deste à caixa de descarga). Facilita o trabalho e diminui risco de vazamentos.

A foto abaixo mostra a sequência.



Outros acessórios:

Cola:


Teflon ou veda-rosca (politetrafluoroetilene):




Espero ter ajudado. Obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário