quinta-feira, 31 de março de 2016

O Sedex foi um bom serviço...

Não é mais!

Tenho ouvido relatos de pessoas insatisfeitas com o serviço; atrasos e extravios são os mais constantes.

Eu tinha três razões para não mais usar estes serviços:

Primeira: em 2001 comprei duas peças para um cliente de uma indústria de Blumenau. A empresa não mandou o boleto com a mercadoria, mas para o Banco do Brasil, agência de Caçapava do Sul.

Santana da Boa Vista, onde eu estava, tem apenas 60 km de distância de Caçapava. Um pulo. Liguei para o banco, informaram que tinham enviado o boleto pelo Correio.

Seis dias depois chegou. Com prazo para pagar de cinco dias! Fui ao Correio e me explicaram que não houve demora! Caçapava pertence a central de Santa Maria (mais ou menos 200 km). Desta, seguiu para Porto Alegre e, de lá, para a central de Pelotas, a qual pertence a cidade onde estava.


Prejuízo.

Segunda: dois anos depois, morando em São Lourenço do Sul, menos de 300 km de Porto Alegre, comprei um processador no Mercado Livre, não disponível no mercado local. 

Por Sedex.

Acompanhei o objeto até Pelotas, onde ficou, inexplicavelmente, dois dias. E foi enviado para Jaguarão! Lá, devolveram no dia seguinte. Chegou em São Lourenço depois de 12 dias! O cliente já tinha desistido do serviço.

Detalhe: para ir para Pelotas passa, necessariamente, por São Lourenço.

Prejuízo.

Terceira: em 2010, morando em Barra do Ribeiro, apenas 56 km de Porto Alegre e, pertencendo a agência a central da Capital, achei que seria rápido. Ledo engano!

Fiz a encomenda numa sexta-feira e foi despachada no mesmo dia. Segunda à tarde, fui a agência. Fui na terça. Quarta enfrentei 25 minutos de fila na calçada, sob o sol de verão. Dentro da agência, reparei que tinha apenas dois funcionários: uma moça atendendo e um sujeito mexendo com papéis em outra sala. Porque não ajudava a moça? Acreditei que não o fez por não se importar. Tem estabilidade, é emprego público. Dane-se o cliente.

Desta vez tive sorte, o cliente entendeu.

Prometi NUNCA mais usar os serviços dos Correios.

Mas, a vida nos prega peças.

No início do mês adquiri um computador. Tudo acertado (numa sexta-feira), a remessa seria feita no mesmo dia. E foi.

Na segunda-feira recebi o número para rastrear o objeto. Tinham enviado pelo Correio!
O objeto CHEGOU na central

Impossível descrever o que senti.

Já tinha sido enviado, só restava esperar e torcer para que, desta vez, funcionasse. Mas... 

O fornecedor me disse: “na agência, garantiram entregar em cinco dias”!
(Como, se da agência postado à central foram dois dias úteis?, pensei)

Assim, no quinto dia útil (21/3) verifiquei:

O objeto NÃO SAIU da central de origem

Já ouviram falar em pressentimento?

Dia 23/3/2016 fiz contato por e-mail: eram 12 dias corridos, muito tempo para esperar.

Recebi o seguinte e-mail:

Dados de sua manifestação
Mensagem enviada por:
Para: Correios
Data: Quarta-feira, 23/03/2016
Observações descritas pelo Cliente: Código de Registro: DJ509498595BR
CPF ou CNPJ:
Nome Completo do Remetente:
Tipo de Objeto: Sedex mercadoria
Motivo da Solicitação: Destinatário não recebeu a correspondência
Embalagem: caixa
Cliente possui contrato
Nome do Destinatário: Valmor Goulart
Aviso de Recebimento: 0
Dados para restituição dos preços postais pagos e indenização **
BANCO - Nome: Código**: **
AGÊNCIA - Código: Conta**:20
Conteúdo: Computador
Mensagem ou observações:
O prazo para resposta às manifestações é de até 5 (cinco) dias úteis. Caso haja necessidade de análise mais detalhada do caso, o prazo para resposta poderá ser dilatado.

Atenciosamente, Central de Atendimento dos Correios
Esta é uma mensagem automática, favor não respondê-la. Para mais informações e acompanhamento de sua manifestação, contate a Central de Atendimento dos Correios.
Caso necessite de um novo contato, registre uma nova manifestação, utilizando os seguintes canais:
Internet: www.correios.com.br
Fale com os Correios: Clique aqui
Central de Atendimento aos Clientes dos Correios
* 3003-0100 - Destinado a capitais, regiões metropolitanas e cidades sedes de DDD.
* 0800 725 0100 - Demais localidades brasileiras.

Nos dias que se seguiram, esta informação (da foto acima) era tudo que conseguia.

Esperei pacientemente os cinco dias úteis...

Ontem, 30/3/2016, não tendo recebido resposta, fiz novo contato:



A resposta:



Do dia 23/3/2016 até ontem são cinco dias úteis. Mais cinco? Até quando?



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