terça-feira, 25 de outubro de 2016

Os explosivos smartfones da Samsung

A Samsung está atravessando uma fase difícil. Depois de várias explosões do Galaxy Note 7, a empresa coreana decidiu removê-lo do mercado. Pode-se imaginar o tamanho do prejuízo.
Seu substituto, o Galaxy S7 Edge não parece tranquilizar os executivos: um explodiu nas Filipinas, um nos Estados Unidos e o mais recente, no Canadá.


Todos eles explodiram durante o carregamento da bateria.


E isto não é exclusividade da Samsung: um iPhone 7, da Apple, explodiu, destruindo o carro onde se encontrava.

Porque isso acontece?

Uma teoria é a redução do tamanho dos aparelhos e baterias cada vez maiores e mais potentes. Outra, que me parece mais provável, é o uso de capacitores. Se apenas um deles entrar em curto-circuito, a bateria será submetida a uma tensão muito superior para a qual foi projetada. Daí a explodir é questão de segundos.


Outra questão é o "carregamento rápido"... Para que isto seja possível é necessário aumentar o fluxo de corrente para a bateria, o que leva a um aquecimento proporcional à carga recebida.


Muitas pessoas estão levando isto na brincadeira, referindo-se aos aparelhos com expressões do tipo "Samsung explode", ou "cuidado com os Galaxys explosivos"; porém, isto é muito perigoso. Abaixo, um vídeo mostra alguns incidentes com "os explosivos":


Nenhum comentário:

Postar um comentário